Uma máquina inovadora, fora do seu tempo e feita por um génio !
O QL foi o primeiro computador a usar um "pacote tipo office" o Quill, com uma espécie de Windows com processador de texto, folha de cálculo, base de dados que era feito pela empresa inglesa Psion.
Esta máquina usava já o processador Motorolla 68000, embora Clive lhe tenha tirado a "força" ao utilizar a versão 68008 e ter utilizado as "micro drives", talvez porque na altura não haverem dispositivos de saída para poder processar a totalidade da capacidade do processador 68000 pleno e as "drives normais" serem muito caras.
Houve uma outra máquina, o Sord M68 que usava o processador sob a forma plena e utilizando drives convencionais.
Creio que se tivesse havido sucesso, o QL teria ultrapassado "aquela chatice das microdrives", invenção do Clive Sinclair para fazer reduzir os custos e que, à semelhança do Spectrum e ZX81 teriam aparecido umas dezenas de empresas as fazer "drives e discos duros" para esta máquina.
Mais tarde surge o iMac da Apple, que não é mais do que um QL potenciado e actualizado !
Linus Tovalus, que é o pai do Linux usou muito o QL no inicio da sua vida !! Embora ele não admita e faça uma leve referência ao QL, acho que ele "copiou" do QL o Linux original que ele apresentou como seu.
Há algum tempo atrás a SCOX, uma empresa que faz uma versão do Unix, quiz colocar o Linus e outras empresas em tribunal reclamando que eram cópias do seu sistema operativo... Errado...
Se alguém "podia" reclamar alguns direitos de autor sobre o Linux só poderia ser o Clive Sinclair ou então a empresa que comprou a Sinclair, a Amstrad.
Ver dados adicionais em www.old-computers.com/museum/doc.asp?c=199