Conceitos do ex bloco leste/simplicidade/bom senso

A sentido prático da aviação e de outras coisas do ex-bloco leste

Rui M. dos Santos

Rui M. dos Santos

· Atualizado 19/05/2026

Todos nós conhecemos a história onde os Americanos gastaram 10M de USD no desenvolvimento de uma esferográfica para "escrever na gravidade zero" e a URSS gastou 10 cêntimos porque "escreviam a lápis"; Até hoje não sei se a história é verdadeira ou não mas tenho alguns dados que mostram coisas onde o espirito da ex-URSS olhava para coisas práticas em vez de coisas complicadas e de dificil implementação ou mesmo controlo.

Eis alguns exemplos...

a- Os aviões da URSS - Beriev - Aterram em terra ( asfaltada ou não ), no gelo, e no mar

b- Os aviões Antonov e Il´s  - Aterram em qualquer espaço e pistas curtas e no gelo. Os An´s abrem o nariz e

as trazeiras de forma que a estiva da mercadoria pode ser "rebocada" por um veículo que entra a puxar as paletes

e sai do outro lado.

c- O AN225 poderia permitir, por exemplo, que os passageiros entrassem num "contentor" no aeroporto, fôssem rebocados para o avião e deixados dentro do avião... O avião depois ia para o destino, e "largava o contentor cheio de passageiros" e agarrava outro contentor e seguia viagem.

d- O Buran, era uma nave espacial que "era lançado", ia ao espaço, fazia o que tinha que fazer e regressava à terra

VOANDO como um avião ( o celebre Space shutle só planava ).

e- Os URais são camions que "vão literalmente a qualquer lugar na terra" não deve existir no Mundo um camion com tal versatilidade.

f- Os tanques soviéticos têm rádios que funcionam dos 20 aos 56 Mhz  ... Quem sabe de comunicações tácticas sabe o que isto significa. Com um só rádio resolvem o problema das comunicações. Nos tanques Ocidentais são precisos 2 rádios, embora esses dois rádios cubram um espectro maior, na prática os T´s soviéticos fazem o necessário com um só rádio; De notar que quando se está num tanque raramente pode ser preciso usar HR a longa distância. Quando muito precisa de suporte aéreo e aí ou se coloca um rádio 30 a 56 no meio aéreo ou se coloca um walkie talkie no tanque a funcionar dos 116 a 136 Mhz - AM (banda aeronáutica).

Há também o problema das antenas. HF pleno exige antenas e "tuneres" e o tanque passa a ter que ter duas antenas. Complica bastante quando a praticidade no dia a dia basta o radio do 20 a 56 Mhz que fica com um ground wave bem longo e a hipotese de transmissão dos 20 a 30Mhz pela ionosfera também.

g- Olhando para processos administrativos. O célebre Plano de Contas soviético, em termos de contabilidade tinha 

mecanismos de controlo que, hoje, depois de ter assistido à crise de 2008, sou obrigado a reconhecer que era de génio.

Aplicado a tudo, Estado e Empresas, tinha contas e mecanismos de controlo, que, se aplicados pelo Ocidente teria 

acentido luzes amarelas em todas as direcções.

Esse plano a um nível "mais baixo", as empresas, tinha um mecanismo, por exemplo, onde "uma venda só era considerada venda para efeitos fiscais" DEPOIS DE COBRADA. 

h- A nível de educação tinham um sistema onde por exemplo, os alunos aprendiam a ler pelo "método de leitura dinâmica" ... ISto, para quem não sabe o que é, quem aprende a ler por este método "OLHA PARA UMA PÁGINA E LÊ A PÁGINA TODA DE UMA SÓ VEZ" sem soletrar. 

i- Muito antes de haver mp3, eu tive na minha mão um "digitalizador soviético" que colocava uma música DIGITAL numa disquete de 5,25´´ .. Numa altura em que "o vinil era um drama transportar" eles desenvolveram uma tecnologia

que gravava as musicas em disquetes bem mais leves, maleáveis e bem mais fáceis de transportar.  

Provávelmente o produto não teve sucesso, porque, no Ocidente  existem os tais direitos de autor e um conjunto de

mecanismos restrivos que impediram o produto de ser conhecido. O MP3 surge bem mais tarde. 

j- Indo mais longe a nível económico, ( o sistema não funcionou mas continuo a não ver bem porquê ... ) ... O sistema

socialista ajustado já a funcionar em Países como RDA e Angola, funcionava no sentido de "haver uma economia no sentido do desenvolvimento, controlo de forças produtivas e criação de emprego" em vez do "foco no lucro" esquecendo o "desenvolvimento" e a manutenção de postos de trabalho e forças produtivas. O sistema ocidental apenas olha para aquilo que NÃO TEM qualquer valor... O dinheiro. 

São exemplos de coisas práticas que em muitos casos impera o "senso comum" em vez de "regras esquisitas", "o não pode",  o "os outros não fazem assim" etc ..