Quando Clive Sinclair lançou o QL com um processador totalmente diferente, o Motorolla 68008 e um sistema operativo totalmente novo, ninguém entendeu !

Afinal estavamos perante uma máquina totalmente incompreendida... Completamente fora do seu tempo... O iMac dos anos 80... Efectivamente o QL tinha como "coração" o mesmo Sistema Operativo da Apple, o Unix, o mesmo grafismo que tem a sua raiz em Palo Alto nos laboratórios da Xerox, e que foi a mesma base do Mac e o GEM, e incluia também o primeiro "pacote de software integrado" feito pela PSION, o QUILL, que integrava na época o Processador de Texto, a folha de Calculos, uma base de dados e um apresentador...

Anos mais tarde este tipo de apresentação de pacote de software tornou-se absolutamente padrão no mercado com o pacote Office da MSFT e o seu concorrente que hoje é da Corel.

Clive Sinclair foi o génio incompreendido !! Um sistema operativo e uma operacionalidade fora do seu tempo matou o seu sucesso comercial o Spectrum... Os impostos e a forma de trabalho ocidental em termos de financiamento bancário fez o resto !