Quando em 1974, os problemas em Angola recrudesceram fruto do Golpe de Estado em Angola houve um fenómeno interessantes ... Os caixotes e os BAZANTES...

Pessoas, famílias inteiras, como medo sei lá do quê, BAZAM de Angola. Incapazes de suportar um contratempo ( de facto os tempos eram dificeis ....) bazam de Angola porque, utilizando os termos já de hoje, Angola não estava a dar !!! 

A esse fenómeno somam-se os Bazantes pós independência ... Numa altura em que Angola mais precisava de quadros, também com medo sei lá do quê, pessoas, familias inteiras, BAZAM  !!! Em vez de lutarem para mudar o "status quo" e criar condições de trabalho que afinal eram mais que justas, desistem e bazam.

Vão para mercados mais florescentes ... Mercados onde são melhores pagos, aparentemente teriam mais paz !!! 

É AÍ que as coisas mudam ... Paradoxalmente, o local de onde tinham bazado "passou a dar" ... Essas pessoas DE REPENTE LEMBRAM-SE que afinal eram Angolanos... Que até tinham família aqui .. Que até tinham propriedade. .. E VAI DAÍ, VIRAM REGRESSANTES !!! 

Chegam... Muitos de crista levantada ( afinal estavam especializados e eram doutores ....) reclamam propriedades que tinham abandonado e que até já estavam distribuidas a pessoas que, muitas delas também, de repente ficaram sem casa porque o Estado não tinha tido o cuidado de fazer as coisas conforme a burocracia que os "bazantes tinham criado no passados ... Pisam tudo ... As pessoas que estavam nas casas e que ficaram sem lar ... Nos serviços porque de forma estranha até os FICANTES lhes deram um estatuto de competência nem sempre real esquecendo-se muitas vezes de quem ficou a SEGURAR O BARCO ... E por aí fora  !!!... Altos salários, só restaurantes e "vidas" ... Porque Angola passou a dar !!! 

Mas a história tem coisas ... Não é que de repentes os Mercados pregam uma partida ??? Os mercados, que afinal controlam os preços das matérias primas, decidiram que o preço do produto que fazia Angola "estar a dar", era alto... E vai daí, BAIXAm-NO !!!

De notar que este ciclo acontece pós independência pela 4ª vez ( e 5ª vez se contarmos com o que aconteceu uma vez ainda antes da independência ...) .... E os FICANTES nas 4 vezes "cerraram os dentes e aguentaram" ... Com guerra, sem os "yogurts importados", "o bife argentino", "vinho chileno" ou o "champagne françês" ... Aguentaram, conquistaram a Paz ... Mantiveram o País de Cabinda ao Cunene quase sempre debaixo de criticas do BAZANTES que na altura não estavam nem aí !!!  Na altura não havia "gasosa" ( fenómeno inventado após 1992" ... Não havia "mandar dinheiro para fora" e de facto uma maça até era uma coisa para dividir por quatro e um bife era um luxo ... Mas os FICANTES eram mesmo isso ... FICANTES ... 

Mas, dizia, a história tem coisas !!! O preço do dito produto baixa... Deixa de haver dinheiro para os "yogurts importados" e "champagne francês"  ... ACIMA DE TUDO deixa de haver dinheiro para "MANDAR PARA FORA" ...  E é aí  que os REGRESSANTES ficam lixados da vida !! Angola já não está a dar !!

Contestam entidades patronais ( tenho que transferir o meu salário....)... Tenho casa para pagar ... Filhos a estudar ... O meu check up na Clinica do Tempo é imprescindível ... E por aí fora ... Valores que ao longo do quase 20 anos após a chegada dos REGRESSANTES podiam ter "melhorado as RIL´S" de forma significativa !!! Mas não !! Os REGRESSANTES não eram, nem são, REGRESSADOS ...  Eles movem-se à menor perturbação ao seu "status quo parasitário" onde apenas o seu bem estar, estômago e conforto. Incapazes de espirito de sacrificio ! 

E agora o quê ??? Deixamos de ter REGRESSANTES e passamos a ter REBAZANTES !! 

Nunca mais aprendemos ... Não é ?