1-O Buran, 10 vezes superior ao seu equivalentes americano ! Foram feitos 5, 1 está num parque de Moscovo, 3 terão sido destruidos quando o tecto de um Hangar caiu sobre eles, e restará 1.

Porque não teve sucesso ?? O ocidente gastou biliões de USD nos seus projectos... Não teria sido melhor uma cooperação com os russos nessa área ?

2-Todos os media internacionais falam na industria espacial ocidental... Os franceses lançam um rocket de 6 em 6 meses e os media de todo o Mundo noticiam... A ex URSS e agora a Russia lançam entre 5 e 10 por mês !! O rocket que mais sucesso tem no Mundo é o Proton que hoje é o alimentador da Estação Espacial... Sem publicidade, provávelmente sem grandes tecnicismos, talvez com um elevado espirito de missão e mesmo desconfôrto dos seus pilotos, mas fá-lo !!


O Energia é o maior rocket do Mundo... Utiliza o combustível liquido em vez do menos controlável combustível sólido responsável pela explosão do Challenger.


Porque razão a Europa continua a ir à América do Sul lançar o Ariane e os States continuam a apostar em programas efemeros ?? O Energia está "ali" pronto... Provado !! Bom !! Barato !!

A industria espacial ex Soviética custa 10 vezes menos que o seu equivalente ocidental, é 2 vezes mais segura e contínua e permanente !! Como o conseguem ??

3- O AN225... O maior avião do Mundo e o que carrega mais que todos os outros ... Nem o A380 carrega tanto... Só existem dois a funcionar e creio mesmo que só foram feitos 2. O AN225, à semelhança do AN124 tem funcionalidades que nenhum outro avião tem... O nariz e a rectaguarda, abre e abaixa para receber carga...


Aterram em "terra" e "gêlo" ... Não precisam de "pistas especiais" para aterrar...


Porque razão o produto não teve sucesso ?? Porque razão a A380 investiu tanto no seu avião cheio de "frescuras" quando tinha um flat bed pronto a ser modernizado e usado ? Entendo que os EUA tinham que fazer o seu B747 porque terá a mesma idade do AN225, mas no caso da Europa podiam ter feito as coisas com muito menos dinheiro.

4- O MI6 ... O maior helicoptero do Mundo... Porque simplesmente não teve sucesso ?? O ocidente gasta rios de dinheiro em desenvolvimentos para coisas que não fazem nem 10% do que a série Mi ou mesmo Kamov faz ... Entendo que na área militar os Países não queiram "dependências", mas na parte civil, que é o caso do Mi6, não entendo ... Hoje as unidades que existem estão parqueadas e em museus ... Porquê deixar morrer uma tecnologia destas ??..

O maior helicóptero dos países ditos "ocidentais" é o Chinook da Boeing que tem duas helices que fazem "overlap" e que é um pesadelo de sincronismo e manutenção... Entrar num helicópetero desses é algo que eu por exemplo pensaria duas vezes antes de fazer... E eles usam-no como transporte de tropas e cargas.. Os helicopeteros tradicionais se tiverem um problema "até caem de forma que pode ter algum controlo"... Já o Chinook se as helices perderem o sincronismo é morte certa.. 

Porque razão não vão buscar o Mi6 ? Se calhar até está à venda !